quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Professor obrigado por me ouvir


Uma homenagem aos colegas professores:


 


 


 


 


 

"O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranqüila, em silêncio, sem dar conselhos, sem que digam: "se eu fosse você...". A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina. Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção."


Rubem Alves

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Informação ao aluno GG

Olá querido aluno:
 Informamos que durante esta   semana de 26/09/2011 a 30/09/2011 não realizaremos atendimento interno na escola.As atividades desta semana foram agendadas para o aperfeiçoamento prática pedagógica do professor em ambiente eexterno ao da escola. Abraços.
Soe.

Trabalho pela paz

[Bullying : essa atitude não cola]    


 


 


 

Introdução


 

Bullying não. Cultura de paz sim...

O tema como o bulliying está em toda a mídia. E as ações de combate começam onde? Vamos entender o que é ,e o que passa na cabeça de muitos dos nossos jovens atualmente. Todo tipo de violência tem um reflexo negativo . Vamos abordar o fenômeno e como podemos fazer para combater com ações e atitudes que comecem dentro de cada um de nós.Assim, por uma cultura de paz que comece dentro de nós ,é o que queremos.Todo o individuo deseja uma vida de qualidade onde o conhecimento é a base. Contamos com a sua idéia e organização de elaborar um mini projeto de combate as ações e atitudes negativas praticadas em nosso local de trabalho...


 


 

O processo de abordagem do fenômeno esclarece como devemos comportar diante de acontecimentos relacionados a essas agressões..Vejamos a seguir :

Estudos mostram e mostram que:

Fenômeno Bullying é usado no sentido de identificar ações provindas dos termos zoar, gozar, tiranizar, ameaçar, intimidar, isolar, ignorar, humilhar, perseguir, ofender, agredir, ferir, discriminar e apelidar pessoas com nomes maldosos, que na grande maioria das vezes tem origem nas escolas através dos jovens alunos que assim praticam tais maldades contra determinados

colegas que possuem algum defeito físico, assim como, os relacionados à crença, raça, opção sexual ou aos que carregam algo fora do normal no seu jeito de ser. Assim, vamos mostrar quem somos e propor ações práticas que combata esse tipo de violência .

A agressividade e a violência advindas do fenômeno Bullying assumem além de tudo, o caráter etiológico do violar, não só referente às normas de conduta, a moral e a disciplina, mas principalmente viola os direitos do cidadão relacionados a sua integridade física e psíquica, a sua liberdade de opinião ou sua escolha de vida, a sua liberdade de expressão e até de locomoção, enfim, fere de morte o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana em sociedade.

A psiquiatria e a psicologia mostram que além do sofrimento dos jovens vítimas do fenômeno Bullying, muitos adultos ainda experimentam aflições intensas advindas de uma vida É preciso dar um basta nestes tipos perniciosos de vandalismo e delitos juvenis. O jovem necessita acima de tudo de limites. Precisa entender os seus direitos e os seus deveres e até onde eles chegam. Precisa de disciplina e autoridade. Precisa entender que todos são cidadãos em igualdade de condições. Entretanto, para que consigamos chegar a tal geração de jovens politizada, só com uma boa educação familiar e escolar é possível alcançar tal objetivo.

Vamos formar uma cultura de paz. Para isso contamos com a sua idéia de como podemos fazer acontecer essa cultura.

.


 


 


 

Siga as instruções e boa sorte...

  1. Formar grupo de quatro colegas para estudar o fenômeno bullying.
  2. Pesquisar sobre o assunto na internet ou clicar nos links sugeridos.
  3. Discutir como fazer a elaboração de um artigo sobre o tema que seja a cara do grupo.
  4. Elabore ações que de combate ao fenômeno e como vai acontecer tais ações.
  5. Fazer um levantamento de pesquisa entre os colegas para saber o que eles pensam do assunto.
  6. Fazer entrevistas com colegas para entender o sofrimento de quem sofre o fenômeno. Descreva e registre o drama.


 


 

Continue a pesquisa:

  1. Fazer o registro do seu projeto de grupo com os passos do desenvolvimento e apresente ao seu professor que acompanha o tema.
  2. Apresentar o projeto em arquivo para ser editado e postado no Blogger do professor.
  3. Faça uma conclusão das ações e como elas acontecerão.
  4. Faça a sua autoavaliação descrevendo sua participação na pesquisa e diante do grupo .


 


 


 


 

Reflexão final....

Você será avaliado pelo grupo pela sua participação. A sua participação e envolvimento no grupo de trabalho é de fundamental importância.Você será ainda avaliado pelo professor de sociologia através da sua descrição de autoavaliação apresentada por escrito,dizendo como foi a realização da atividade.

A sua autoavaliação deverá ser descrita e redigida por você mesmo.


 


 


 


 

Espero que nesta atividade de pesquisa tenha apreendido e a sua participação no grupo de trabalho tenha gerado boas e idéias e estas colaborado para o projeto de aprendizagem do grupo. A sua nota será a sua autoavaliação escrita informando o professor sobre o que aprendeu e de como vai ajudar a colocar o projeto do grupo o em prática. Será considerado a autoavaliação do grupo quanto a sua participação.

Boa sorte.

Creditos:

  1. Aprendstudando

  2. Teste Vocacional
  3. Orientadora Conceição

  4. Guia do Estudante
  5. GG aluno SOE
  6. Bullylling


 


 

domingo, 25 de setembro de 2011

Contra essa idéia: sou pela paz


 

Introdução


 

Bulliying não. Cultura de paz sim...

O tema como o bulliying está em toda a mídia. E as ações de combate começam onde? Vamos entender o que é ,e o que passa na cabeça de muitos dos nossos jovens atualmente. Todo tipo de violência tem um reflexo negativo . Vamos abordar o fenômeno e como podemos fazer para combater com ações e atitudes que comecem dentro de cada um de nós.Assim, por uma cultura de paz que comece dentro de nós ,é o que queremos.Todo o individuo deseja uma vida de qualidade onde o conhecimento é a base. Contamos com a sua idéia e organização de elaborar um mini projeto de combate as ações e atitudes negativas praticadas em nosso local de trabalho...


 


 

O processo de abordagem do fenômeno esclarece como devemos comportar diante de acontecimentos relacionados a essas agressões..Vejamos a seguir :

Estudos mostram e mostram que:

Fenômeno Bullying é usado no sentido de identificar ações provindas dos termos zoar, gozar, tiranizar, ameaçar, intimidar, isolar, ignorar, humilhar, perseguir, ofender, agredir, ferir, discriminar e apelidar pessoas com nomes maldosos, que na grande maioria das vezes tem origem nas escolas através dos jovens alunos que assim praticam tais maldades contra determinados

colegas que possuem algum defeito físico, assim como, os relacionados à crença, raça, opção sexual ou aos que carregam algo fora do normal no seu jeito de ser. Assim, vamos mostrar quem somos e propor ações práticas que combata esse tipo de violência .

A agressividade e a violência advindas do fenômeno Bullying assumem além de tudo, o caráter etiológico do violar, não só referente às normas de conduta, a moral e a disciplina, mas principalmente viola os direitos do cidadão relacionados a sua integridade física e psíquica, a sua liberdade de opinião ou sua escolha de vida, a sua liberdade de expressão e até de locomoção, enfim, fere de morte o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana em sociedade.

A psiquiatria e a psicologia mostram que além do sofrimento dos jovens vítimas do fenômeno Bullying, muitos adultos ainda experimentam aflições intensas advindas de uma vida É preciso dar um basta nestes tipos perniciosos de vandalismo e delitos juvenis. O jovem necessita acima de tudo de limites. Precisa entender os seus direitos e os seus deveres e até onde eles chegam. Precisa de disciplina e autoridade. Precisa entender que todos são cidadãos em igualdade de condições. Entretanto, para que consigamos chegar a tal geração de jovens politizada, só com uma boa educação familiar e escolar é possível alcançar tal objetivo.

Vamos formar uma cultura de paz. Para isso contamos com a sua idéia de como podemos fazer acontecer essa cultura.

.


 


 


 


 


 


 

Siga as instruções e boa sorte...

  1. Formar grupo de quatro colegas para estudar o fenômeno bullying.
  2. Pesquisar sobre o assunto na internet ou clicar nos links sugeridos.
  3. Discutir como fazer a elaboração de um artigo sobre o tema que sej a cara do grupo.
  4. Elabore ações que de combate ao fenômeno e como vai acontecer tais ações.
  5. Fazer um levantamento de pesquisa entre os colegas para saber o que eles pensam do assunto.
  6. Fazer entrevistas com colegas para entender o sofrimento de quem sofre o fenômeno. Descreva e registre o drama.


 


 


 


 


 


 


 

Continue a pesquisa:

  1. Fazer o registro do seu projeto de grupo com os passos do desenvolvimento e apresente ao professor que acompanha o tema.
  2. Apresentar o projeto em arquivo para ser editado e postado no Blogger do professor.
  3. Faça uma conclusão das ações e como elas acontecerão.
  4. Faça a sua autoavaliação descrevendo sua participação na pesquisa e diante do grupo .


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

Reflexão final....

Você será avaliado pelo grupo pela sua participação. A sua participação e envolvimento no grupo de trabalho é de fundamental importância.Você será ainda avaliado pelo professor de sociologia através da sua descrição de autoavaliação apresentada por escrito,dizendo como foi a realização da atividade.

A sua autoavaliação deverá ser descrita e redigida por você mesmo.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

Espero que nesta atividade de pesquisa tenha apreendido e a sua participação no grupo de trabalho tenha gerado boas e idéias e estas colaborado para o projeto de aprendizagem do grupo. A sua nota será a sua autoavaliação escrita informando o professor sobre o que aprendeu e de como vai ajudar a colocar o projeto do grupo o em prática. Será considerado a autoavaliação do grupo quanto a sua participação.

Boa sorte.


 

sábado, 24 de setembro de 2011

Oficina Vocacional 2011

Trabalhando com projetos em sala de aula : Webquest de Webquest

Tema : Socialização do conhecimento na aprendizagem do aluno

Fundamentos: alguns teóricos "sabemos, porém precisamos aprender..."


Freinet

Este teórico Frances, Freinet, de origem simples, estudou e aplicou a sua pratica pedagógica valorizando seus ideais de valores pela vida e fundamentou sua pedagogia em quatro eixos fundamentais para uma educação significativa:

1-Cooperação (para construir o conhecimento comunitariamente),

2- Comunicações (para formalizá-lo, transmiti-lo, socializá-lo e divulgá-lo),

3- Documentações, com o chamado livro da vida (para registro diário dos fatos históricos, pessoais, sociais, afetivos...),

4-Afetividade (como vínculo entre as pessoas e delas com o conhecimento)o tralho em equipe torna ao aprendizagem mais prazerosa....

Para aplicar seus eixos teóricos e sua proposta pedagógica em pratica utilizou-se de estratégias e recursos metodológicos que já conhecemos e desenvolvemos em nossa escola;
-Aulas-passeio( que podemos conceituar de atividades extraclasse,observar para aprender)

-Encontros temáticos ( que podemos conceituar de oficinas práticas,o fazer em ação de temas)

para atingir um objetivo maior, que é o despertar, através de um espírito critico e consciente pela realidade ( cidadania)á sua volta e de criar mecanismo de transformá-la.(hoje: os quatro pilares da educação: saber aprender,fazer,saber viver e conviver),isso naquela época,e nós o que estamos fazendo ? O escritor já disse " a lição já sabemos de cor ,só resta aprender"..Nessa visão de educação,pensou na possibilidade de aperfeiçoar o professor, qualificá-lo. ..investir ...Também pensou no trabalho em sala de aula. Para o professor praticar sua proposta sugeriu : é necessário um numero de 25 alunos em sala de aula , para um trabalho de sucesso. Sua visão e proposta é pelo sucesso do aluno, um aluno motivado aprende. E o papel do professor é resgatar e fazer com este aluno tenha êxito.

Na minha visão se houver boa vontade política de fazer acontecer um ensino de qualidade, tudo é possível.

Conceição Fatima : Orientadora Educacional em 24/09/2011

 


 

Secretaria de Estado do Distrito Federal

Diretoria Regional de Ensino do Guará

Centro Educacional 02 do Guará-GG


 

Ficha de Avaliação de participação do Aluno


 


 


2011
 


 


 

Nome do aluno:

Email:

Telefone:

Prezado aluno (a) ---------------------------------------------------------------------------------

Você participou com dedicação realizando as oficinas propostas do evento em Orientação Vocacional Profissional. Agora faça a sua apreciação.

Sua apreciação serve para aprimoramento em outras atividades .

Descreva um texto analisando sua participação.Agora publique enviando um email para a sua orientadora : gg.soe.gg@gmail.com . Obrigada pela sua participação .

Orientadoras :

Conceição e Venuzia

GG 2011-09-24


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

Oficina de Orientação Vocacional: Você em ação 05/08/2005 Versão 2011

- REORGANIZAÇÃO UTILIZANDO O RECURSO MULTIMIDIAS

Orientadoras Responsáveis: Venuzia e Conceição

Mensagem    :

Uma vez conhecido o caminho, sabendo qual rumo tomar, só há uma medida depois: seguir

Se o caminho é fácil ou difícil, claro ou escuro, pequenina vereda ou larga estrada, isso não mais importa. Conta apenas o primeiro passo.

O primeiro é sempre o mais difícil.

A caminhada é uma série de passos, um depois do outro, um de cada vez. Se se pára, perde-se terreno porque se deixa de caminhar. Logo, parar é perder.

E, por menor que seja o passo, é sempre um avanço.

Nessa caminhada que cada um escolheu, tem-se uma missão que se deve cumprir, custe o que custar. Missão é compromisso.

Importa primeiramente que cada um se compenetre dela, para seguir, sem parar.

Haverá momentos, na marcha, em que as forças diminuirão, a energia faltará e acharemos peso demais para os nossos ombros! Mas, suportaremos.

O quanto pode homem lutar e resistir, está além das suas próprias cogitações.

Nunca atingiremos os limites da nossa capacidade de enfrentar problemas.

Haverá sempre uma energia guardada que nem supúnhamos possuir!

A tática inteligente do viajante está, não em se apressar na ilusão de que pela pressa chegará ao ponto final, mas a certeza de que chegará, dando um passo de cada vez, um passo após o outro.

O importante é não desanimar, não recuar, não parar. Dar sempre um passo à frente. Avançar vacilando, titubeando, mas avançar.

Avançar devagar, mas avançar.

Não importa o tempo que se leva e nem é preciso correr.

O tempo não conta. O que conta é o esforço feito, o passo que se deu, o terreno que se ganhou.


 

No caminho do bem já está no Bem, quem dá mais um passo.

Vale não parar.

Enquanto houver sol (Música)

Quando não houver saída

Quando não houver mais solução

Ainda há de haver saída

Nenhuma idéia vale uma vida

Quando não houver esperança

Quando não restar nem ilusão

Ainda há de haver esperança

Em cada um de nós, algo de uma criança

Enquanto houver sol, enquanto houver sol

Ainda haverá

Enquanto houver sol, enquanto houver sol

Quando não houver caminho

Mesmo sem amor, sem direção

A sós ninguém está sozinho

É caminhando que se faz o caminho

Quando não houver desejo

Quando não restar nem mesmo dor

Ainda há de haver desejo

Em cada um de nós, aonde Deus colocou

Enquanto houver sol, enquanto houver sol

Ainda haverá

Enquanto houver sol, enquanto houver sol


 

(Sérgio Brito, Titãs – Como estão vocês?

Pensamentos ( música)

 

Pensamentos que me afligem

Sentimentos que me dizem

Dos motivos escondidos

Na razão de estar aqui

As perguntas que me faço

São levadas ao espaço

E de lá eu tenho todas

As respostas que eu pedi

Quem me dera

Que as pessoas que se

encontram

Se abraçassem

Como velhos conhecidos

Descobrissem que se amam

E se unissem na verdade dos

amigos

E no topo do universo

Uma bandeira

Estaria no infinito iluminada

Pela força desse amor

Luz verdadeira

Dessa paz tão desejada

Pensamentos que me afligem

Sentimentos que me dizem

Dos motivos escondidos

Na razão de estar aqui

E eu penso

Nas razões, na existência

Contemplando a natureza nesse

mundo

Onde às vezes

Aparentes coincidências

Têm motivos mais profundos

Se as cores

se misturam pelos campos

É que flores diferentes vivem

Juntas

E a voz dos ventos

Na canção de Deus

Responde todas as perguntas


 


 

Simone

(Roberto e Erasmo Carlos)


 


 

 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

Orientação Vocacional : O processo de escolha é um processo de estudo

  1. Conceitos

É essencialmente uma ajuda científica prestada ao indivíduo para que escolha uma profissão na qual tenha satisfação em trabalhar, oportunidade de progresso e recompensa adequada.

São analisados os interesses no sentido de ajustá-los às características de personalidade e aptidões reais do educando. É preciso que se descubra qual a profissão que melhor se aplica a cada um propiciando auto – realização.

Distinção que se faz necessária – interesse ou vocação, aptidão e capacidade. Aptidão é tendência ou habilidade natural para determinado gênero de atividade e que depende de muitos fatores para transformar-se em capacidade real e efetiva. Exemplo: fluência verbal.

Interesse ou vocação – é a vontade ou atração de realizar uma tarefa.

Capacidade – é a habilidade adquirida, fruto ou não de uma aptidão. É mais ou menos instável, de certa forma indefinível, conseguida após aprendizagens e treinamento adequado. Exemplo: emprego correto da linguagem.

  1. Importância da escolha profissional adequada

Sabemos que existem profissionais desajustados que buscaram uma carreira quase de olhos fechados por motivos que oscilaram em:

  • Modismo sem preocupação com as necessidades reais do mercado de trabalho;
  • Para agradar a família ou assegurar-lhe a tradição;
  • Por influência de amigos ou acatamento de decisões do grupo para que prossigam unidos;
  • A fadiga estudantil ou o temor de Ter que dedicar um certo tempo ao estudo acadêmico faz com que alguns busquem cursos de curta duração;
  • Prestígio social – caso daqueles que escolhem determinada profissão prestigiada pela sociedade;
  • Desconhecimento de outros campos – o conhecimento incompleto de determinadas carreiras faz com que algumas pessoas excluam-nas.
  1. Atentar para os seguintes itens de uma escolha adequada
  • Conhecimento de suas tendências, interesses e aptidões;
  • Conhecimento das profissões, principais ramos de atividades, cursos de formação, mercado de trabalho e perspectivas do profissional;
  • Entrevistas com profissionais para avaliação através de depoimento pessoal sobre as atividades que exercem;
  • Cooperação com a Orientação Educacional no sentido de fornecer respostas verdadeiras aos testes para maior fidedignidade no parecer do orientador responsável pelo processo de orientação vocacional.

Alguns passos a seguir :

1-Analisando pessoas que já alcançaram o seus objetivos

do Piloto profissional Airton Sena em Fórmula I) Ele escreveu para ser bem sucedido na escolha e ser um bom profissional é assim:

Ser um Campeão


. É não desanimar na primeira batalha.

  • É acreditar no seu talento e na força de vontade; Ter determinação e coragem de enfrentar desafios e não entregar os pontos.
  • É não fazer apenas o simples necessário; achar que fez o suficiente e parar.
  • É saber que preconceitos, recalques, negativismo, sentimentos de inferioridade e frustrações são doenças, que bloqueiam e inibem a grandeza e a capacidade de produção de qualquer ser humano.
  • É procurar dar o melhor, fazendo um pacto consigo mesmo de superação a cada dia, de seus limites e objetivos, não como um jogo, uma obsessão, mas como algo que pode proporcionar desenvolvimento e a íntima alegria de se chegar ao fim de um produtivo dia e dizer: "hoje eu estive ótimo, amanhã vou estar ainda melhor".
  • É tornar, dentro de você mesmo, as coisas atraentes e motivadoras buscando sempre uma constante melhoria.
  • É ter em mente que não há colheita, não existe crescimento físico, material ou espiritual sem se plantar cavando com as mãos e sem se regar com paciência e sabedoria.
  • É vibrar, festejar toda e qualquer vitória alcançada, pois inexiste sucesso insignificante quando você o conseguiu com seu próprio esforço e trabalho.
  • É dar a mão aos amigos e cumprimentá-los pelo êxito, formando, assim, uma corrente de otimismo e um clima propício ao encadernamento de novas vitórias.
  • É poder saltar da cama, olhar-se no espelho, sorrir, sendo simpático com você, e dizer: "Bom dia campeão! Puxa! Como você está bonito! Vamos à luta? Hoje o dia é todo seu, mande brasa!".
  • É, acima de tudo, se respeitar como sujeito agente do seu destino.

Airton Senna

Este é o segredo de um vencedor ....Veja como vale começar.

Refletir é preciso

Sabe de uma coisa?

Todos nós somos diferentes uns dos outros e cada um tem uma coisa ou mais diferente em suas qualidades e habilidades.

Não podemos exigir ou forçar para que as outras pessoas sejam parecidas conosco ou que tenham nossas qualidades.

Se assim agirmos, acabamos fazendo com que elas sofram e, no final, elas poderão não ser o que queríamos que fossem.

Pior ainda, pois poderão não mais fazer o que já faziam tão bem.

Respeitar as diferenças significa amar ao próximo.

E ainda

"Não distribuirei interceptores ou cartas de suicida

Não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins

O tempo é a minha matéria

O tempo presente

Os homens presentes

A vida presente".

Carlos Drummond de Andrade

Pense o sobre o que Manoel Bandeira escreveu:

"A vida é uma só.

A sua continua na vida que você viveu".

E analise :

"O presente é tão grande, não nos afastemos, não nos afastemos muito,

vamos de mãos dadas".Descrito pelo nosso poeta

"Carlos Drummond de Andrade"


 

A paz que começa no profundo do ser

João C. Prado

Haverá mais paz no mundo, nas famílias, nas escolas quando cada um se sentir responsável pelo outro. Muitos estão procurando fora de si mesmos as respostas para a solução de seus problemas. Esquecem que podem se dirigir para si mesmos e mergulharem no profundo do seu ser. As respostas que buscam fora estão dentro delas mesmas. Parar é preciso. Retirar da vida todos aqueles lixos que nos dão bem estar, realização. Cortar todas aquelas amarras que nos prendem ao passado, nos nossos erros, fracassos, derrotas. Haverá mais paz no mundo, nas famílias, nas escolas, quando cada um se sentir responsável pelo outro. Às vezes uma atitude de amor se traduz na dor sadia que a verdade pode provocar. "Seja para o mundo a diferença que você quer" (Gandhi).

(Membro da escola de pais do Brasil)

Dedicação

Roberto Shinyashiki

Dedicação é a capacidade de se entregar à realização de um objetivo.

Não conheço ninguém que tenha progredido na carreira sem trabalhar pelo menos doze horas por dia nos primeiros anos.

Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho sem sacrificar sábados e domingos pelo menos uma centena de vezes.

Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá de se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo.

Se quiser um casamento gratificante, terá de investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo.

O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem. Mas, para conseguir um resultado diferente da maioria, você tem de ser especial. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados.

Não se compare à maioria, pois, infelizmente, ela não é modelo de sucesso.

Se você quiser atingir uma meta especial, terá de estudar no horário em que os outros estão tomando chope com batatas fritas.

Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão.

Terá de trabalhar, enquanto os outros tomam sol à beira da piscina.

Começando pelo fim...

E se tudo fosse iniciado como se o fim já estivesse próximo?!

Se o jogador tivesse a mesma garra e determinação no início e decorrer da partida como tem nos últimos cinco minutos finais? Que jogão não faria, hein?!!!

Se aquele prefeito trabalhasse com justiça e eficácia durante todo o seu mandato como o faz no final, perto das eleições? Que governo não teríamos, hein?!!!

E se aquela pessoa, à beira da morte, tivesse a mesma vontade em realizar tantas coisas boas no transcorrer de toda a sua vida?!!! Que qualidade de vida vivenciaria!!! E morrer seria até menos doloroso.

Enfim, se tivéssemos a mesma obstinação em vencer no início da jornada, assim como temos já no final muitas vezes sob pressão e em desespero, contemplaríamos antecipadamente e com segurança a certeza da vitória.

É isso aí, começar o ano letivo com a força que, às vezes, deixamos para empreender nas provas finais da última etapa. Assim sendo, fim de ano será vivenciado como se fosse início, com tranqüilidade, vitórias e gosto de férias.

Vamos lá... garantir o jogo no 1º tempo, ser reeleito no início de cada mandato confiado, criatividade no bem viver... não perder o ano no final, e sim ganhá-lo desde já.

(Autor desconhecido)

Disciplina

A disciplina é um conjunto de regras que devem ser obedecidas tanto pelos professores quanto pelos alunos para que o aprendizado escolar tenha êxito. Portanto, é uma qualidade de relacionamento humano entre o corpo docente e os alunos em uma sala de aula, e conseqüentemente na escola em todos os seguimentos.

Mitiba

Sem disciplina não há aprendizagem.

Disciplina e estudo

Como o estudo eficiente exige autodisciplina e organização, é preciso aprender a programar o tempo e as atividades de acordo com as necessidades e dificuldades que enfrentamos nas diversas matérias.


 

Concepción Rodríguez


 

Sensibilização: Dinâmica da frase


 

  1. Observe a ordem abaixo:
  2. Criança chorando
  3. Alguém batendo à porta
  4. Roupa no varal
  5. Telefone tocando
  6. Torneira pingando


 

  1. Situação problema

Você vai organizar os números acima, dando prioridade ao que irá atender na ordem das atividades.


 

_______ _______ _______ _______ _______


 

  1. Conclusão

Esta atividade é um estabelecimento de metas e seu significado é:


 

  1. Família
  2. Amigos
  3. Afetos – Sensualidade
  4. Trabalho
  5. Dinheiro


 


 

Analise sua meta e reflita sobre ela.


 


 


 


 

Os 7 traços marcantes do jovem globalizado

O adolescente, esse ser atuante entre 12 e 19 anos, que já se identifica simplesmente como "teen" e às vezes tem razões que só podem ser expressas em inglês, é o consumidor do 3º milênio. Para identificar suas principais características, o pesquisador de mercado Jaime Troiano estuda seus hábitos desde 1993. Esta página revela algumas das suas principais conclusões.

Conservador?

Não em todas mas em algumas áreas. Seus projetos pessoais consistem em crescer ao longo do que já existe hoje. São muito mais consumidores do que criadores de transgressão. A indústria cultural da música jovem percebeu isso muito bem: a transgressão é produzida no palco para consumo da audiência. Além disso, sonhos de integração familiar e sucesso profissional limitam o potencial de mudança.

Individualista

Eles demonstram poucos vínculos estreitos e permanentes e transitam entre múltiplos relacionamentos. É uma geração de muitos e tênues compromissos, no palco da sociedade mais ampla. E estão distantes de utopias e projetos coletivos, ainda que possam se envolver temporariamente, em causas de diversos tipos. O individualismo manifesta-se na ocupação do espaço doméstico: o quarto próprio, aparelho de som próprio, TV própria...

Beleza pura!

A valorização explícita do corpo é evidente. O corpo como objeto de prazer e integração consigo mesmo. O corpo como base de hiperatividade que eles vivem. O corpo como objeto e instrumento de sedução. O crescimento e valorização do esporte entre esses jovens é uma das expressões mais tangíveis dessa interação quase renascentista com o corpo.

Informal

Na escola, em casa, no trabalho, a forma de lidar com a estratificação do poder, com a hierarquia, é muito pouco formal e muito pouco protocolar. Não se trata de irreverência ou simples confrontação política. Eles simplesmente manifestam suas opiniões, seja para quem for, de forma mais livre.

Numa boa

Uma frenética busca de auto-satisfação e de prazer: de estar "numa boa". O prazer tem mil faces. Pode estar numa coca cola, num jogo de vôlei, num filme de vídeo-game, ou numa passeata. Outras gerações foram mais tristes e amargas.

Multimídia

Vocês já devem ter visto a seguinte cena: o garoto de walkman, vendo TV e fazendo sua lição de casa! O estudo nos mostrou que essa geração digital percorre muitas coisas, simultaneamente, como se estivesse circulando pelos corredores e de um shopping. O vídeo-clip não é uma metáfora. É a verdadeira expressão de seus comportamentos hiper-ativos. Esta é uma geração que permanece algum tempo em muitas coisas.

Competitivo

Esta geração de jovens globais é a primeira que de fato está 100% pronta para viver o capitalismo, em toda a sua plenitude e extensão. E mais importante que isso: sem qualquer culpa, sofrimento, medo. Sem qualquer sentimento de negação desse sistema. Ao contrário, é nele em que nasceram e foram acolhidos, é nele em que aprenderam a se movimentar como indivíduos e consumidores. E é nesse mesmo mundo em que pretendem materializar seus sonhos profissionais, familiares e ser felizes.

Equação de vida : trabalhando os valores

  1. Escreva três virtudes que você acha que melhor representam sua atuação como um ser humano. Circule a que considera a predominante. Esta é a resposta A Escreva a qualidade que você mais quer ou almeja na sua vida. Esta é a resposta C.
  2. Para descobrir a virtude que mais precisa desenvolver, é necessário fazê-lo por eliminação, de acordo com os seguintes critérios: escolha 3 para cada área.

Vida interior – seu desenvolvimento espiritual.

Vida familiar – a convivência com parentes.

Vida escolar– ou trabalho

Vida com a comunidade – a sua contribuição para o mundo.

    
    
    
    
    

.Agora reflita sobre todas as virtudes registradas, circule a virtude que mais precisa aperfeiçoar em cada área .Agora escolha entre as 4 em a que você considera a mais importante para ser trabalhada em você com meta no futuro. Escreva aqui:

A mais importante das 4 ---------------------------------------- Essa é a resposta B

Agora, você pode completar a sua fórmula. A é seu ponto de partida; C é o destino, e B é a ponte que você precisa construir.

A + B = C

O que você é

D e que você deseja e quer

O que você precisa para ser para ser o que deseja

Eu sou (A) e desejo muito (B) para ser (C)

Uma sugestão: Agora escreva a sua fórmula pessoal com letras bonitas, para depois emoldurá-la. Resta pendurá-la no seu coração.Bom proveito. Pense bem ...

Nada ou ninguém pode tirar suas qualidades inatas. Elas são o trampolim para tantas outras virtudes.

(Eu sou __________ mas preciso de ____________para ter_________________)

"... Sorria embora o coração esteja doendo. Você é o momento. Você descobrirá que a vida valerá à pena. S apenas sorrir." Eu sei que você pode.

Conceição e Venuzia ( orientadoras ) do processo " Você em Ação"


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

  • I

    Aplicação do teste de interesse – Pit Stop (Guia do Estudante)

    Leia atentamente cada uma das afirmações abaixo e assinale as 25 inclinações que combinam com você. Se ficar em dúvida entre coisas muito parecidas, pare, reflita sobre cada uma e identifique a que mais tem a ver com o seu jeito de ser. Só então assinale a alternativa. Boa sorte!


     

    1. Eu sou carinhoso(a) com as pessoas

     

    41. Prefiro a rotina ao imprevisto

     

    2. Gosto de arriscar em todas as situações

     

    42. Uso muito a intuição para resolver problemas

     

    3. Sempre estou de bom humor

     

    43. Tenho facilidade para conversar

     

    4. Não gosto de trabalhos rotineiros

     

    44. Procuro sempre por soluções novas

     

    5. Sou muito pé no chão

     

    45. Converso com as pessoas olhando nos olhos

     

    6. Para trabalhar melhor preciso de um plano

     

    46. Aparência é fundamental

     

    7. Preciso ser bem aceito nos lugares em que convivo

     

    47. Sou muito ágil quando sou pressionado

     

    8. Sou muito compreensivo e tolerante em situações de dificuldade

     

    48. Gosto que me preparem surpresas

     

    9. Preciso sempre me aprofundar naquilo que faço

     

    49. Mantenho sempre as coisas em ordem

     

    10. Gosto de ajudar meus amigos com seus problemas

     

    50. Adoro atividades de trabalho voluntário

     

    11. Sempre tomo decisões com rapidez

     

    51. Eu apóio meus amigos

     

    12. Tenho mais facilidade para pensar em situações concretas

     

    52. Gosto de ter uma poupança segura

     

    13. Gosto muito de mostrar as coisas que faço

     

    53. Sou justo com todas as pessoas

     

    14. Sempre me preocupo com os outros

     

    54. Sou muito preocupado(a) com a estética

     

    15. Fico mais motivado quando supero obstáculos

     

    55. Sempre faço economia nas compras

     

    16. Gosto de estar no controle das situações

     

    56. Eu recebo bem as pessoas

     

    17. Sempre demonstro afeto às pessoas de quem gosto

     

    57. Faço uso da imaginação em minhas atividades


     

    18. Faço novas amizades com facilidade

     

    58. Sempre tenho iniciativa para resolver os problemas

     

    19. Gosto de experimentar novidades

     

    59.Sou ágil nos pensamentos e nas ações

     

    20. Tenho prazer em ajudar as pessoas

     

    60. Gosto de fazer as coisas com método e preparação

     

    21. Eu me sinto á vontade quando falo em público

     

    61. Eu me preocupo com a tradição

     

    22. Adoro fazer coleções

     

    62. Sou muito brincalhão com todo mundo

     

    23. Eu leio nas horas vagas

     

    63. Os detalhes são muito importantes para um bom trabalho

     

    24. Prefiro atividades que usem lógica

     

    64. Não tenho muitas preocupações

     

    25. Preciso ser notado para ser feliz

     

    65. Sou sensível ao sofrimento de pessoas e animais

     

    26. Sou agressivo para resolver problemas

     

    66.

     

    27. Consolo meus amigos quando estão em dificuldades

     

    67. Sou generoso com as pessoas carentes

     

    28.Gosto de colocar a mão na massa

     

    68. Sou muito contido no encontro com amigos

     

    29.Gosto de ter sempre uma conquista

     

    69. A competição me motiva em diversas situações

     

    30. Faço críticas construtivas

     

    70. Sou amigável com quem conheço

     

    31. Traço objetivos e sou determinado a alcançá-los

     

    71. Adoro representar as pessoas

     

    32. Sou muito cuidadoso e meticuloso em minhas ações

     

    72. Quando analiso um problema, sou muito cuidadoso

     

    33. Adoro inventar coisas

     

    73. Gosto de provocar situações de efeito

     

    34. Gosto de aconselhar e orientar as pessoas

     

    74. Eu uso a sensibilidade para resolver problemas

     

    35. Sou muito prestativo quando os outros precisam de mim

     

    75. Eu não gosto de assumir compromissos

     

    36. Fico mais tranqüilo quando estou em grupo

     

    76. Uso a diplomacia para resolver problemas entre amigos

     

    37. Me sinto bem quando pratico atividades físicas

     

    77. Preciso ter estabilidade na vida

     

    38. A disciplina é muito importante em meus estudos

     

    78. Adoro organizar festas

     

    39. Em geral, assumo responsabilidade pelos outros

     

    79. Preciso de liberdade para definir os temas de meus trabalhos na escola

     

    40. Uso de humor para humilhar meus inimigos

     

    80. Tenho facilidade no uso de computadores


     

    Contagem de pontos


     

    Agora você vai relacionar os números selecionados anteriormente com as letras abaixo:


     

     

1-A

9-F

17-A

25-D

33-F

41-G

49-E

57-F

65-A

73-D

2-B

10-C

18-H

26-B

34-C

42-F

50-A

58-B

66-C

74-A

3-H

11-B

19-F

27-A

35-A

43-H

51-C

59-B

67-F

75-H

4-F

12-G

20-C

28-G

36-H

44-F

52-G

60-E

68-G

76-A

5-G

13-D

21-D

29-H

37-D

45-A

53-C

61-G

69-B

77-G

6-E

14-C

22-G

30-C

38-E

46-D

54-D

62-H

70-G

78-H

7-D

15-B

23-F

31-B

39-C

47-B

55-G

63-E

71-D

79-F

8-C

16-E

24-E

32-E

40-B

48-D

56-A

64-H

72-E

80-E


 

Conte o número de vezes que cada uma das letras aparece e anote o resultado no quadro abaixo.


 

A

B

C

D

E

F

G

H

        


 


 

Resultados: Aqui você vai encontrar a descrição de algumas características pessoais e as profissões que mais têm a ver com elas.


 


 

A: Como você é bastante sensível, esteja atento às carreiras que envolvam cuidado com as pessoas, atividades com crianças e contato corporal, como Psicologia e Pediatria. Exemplos de áreas em que você pode atuar: Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Pedagogia, Enfermagem, Música, Decoração e Moda. Em Medicina, preferencialmente Ginecologia e Obstetrícia, Geriatria e Dermatologia. Outra opção é Medicina Veterinária.


 

B: Já que você é uma pessoa determinada, com facilidade para colocar seu ponto de vista, gosta de superar obstáculos e de se exercitar fisicamente, fique atento a profissões que exijam uma dose de agressividade e de competitividade. Exemplos: Esporte, Engenharia de Produção, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Ambiental, Direito, Publicidade e Propaganda. Na Medicina, especialidades cirúrgicas como Ortopedia e Traumatologia.


 

C: Você gosta de assumir responsabilidades e engajar-se nas questões sociais, desde que elas estejam aliadas a valores éticos e morais. Busque uma profissão em que possa contribuir para o bem-estar social. Exemplos: Enfermagem, Fonoaudiologia, Psicologia, Pedagogia, Educação Física, Serviço Social, Ciências Sociais e Direito.


 

D: Você tem um forte senso estético e necessidade de aparecer em público, seja pessoalmente, seja por meio do resultado de seu trabalho. Profissões que lidam com a imagem e que têm como objetivo divulgar as pessoas ou agradar a elas devem ser consideradas. Pense também em carreiras nas quais possa Ter posição de destaque e projeção. Exemplos: Publicidade e Propaganda, Moda, Arquitetura e Urbanismo, Decoração, Desenho Industrial, Artes Plásticas, Artes Cênicas, Dança, Música, Cinema e Vídeo e Jornalismo.


 

E: Seu prazer é realizar atividades precisas, quer usando os recursos que o avanço tecnológico oferece, como a informática, quer executando funções de planejamento, controle e direção. Portanto, pense em todas as modalidades de Engenharia, Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Ciências Atuariais, Hotelaria, Desenho Industrial, Arquivologia, Biblioteconomia e Ciências Exatas em geral. Outra opção são as carreiras ligadas à Informática.


 

F: Você é uma pessoa criativa, aplicada, intelectualmente curiosa e se sente à vontade no mundo das idéias. Procure profissões em que possa usar a imaginação e a intuição e que envolvam muita atividade de pesquisa, estudo e leitura. Exemplos: Filosofia, Letras, Lingüística, História, Direito, Psicologia, Medicina, Teologia, Astronomia, Geografia, Artes Plásticas e Arquitetura e Urbanismo.


 

G: Você é prático, realista, conservador e econômico. Gosta de desempenhar atividades que tenham relação com materiais orgânicos ou com a idéia de passado. Tem também especial interesse pela origem das coisas – do planeta, das espécies, do indivíduo ou da humanidade. Indicações: todas as profissões da área de Ciências Agrárias, Farmácia e Bioquímica, Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Medicina, Nutrição, Geografia, História, Museologia, Arqueologia, Ecologia, Geofísica, Geologia e Oceanografia.


 

H: Conhecer e conversar com as pessoas é o que mais lhe agrada. Você é sociável e aprecia também o trabalho em equipe, em especial as discussões e troca de idéias. Como para você a linguagem oral ou escrita é um importante instrumento de trabalho, fique atento às profissões voltadas para a comunicação. Exemplos: Direito, Fonoaudiologia, Letras, Lingüística, Tradução e Interpretação, Administração, Relações Internacionais, Relações Públicas e Jornalismo.


 


 


 

Continuação da aplicação dos testes ov. – Inteligência Emocional


 

Complete cada seção colocando um "1" para cada afirmativa que você sentir que o descreve melhor. Se você não se identificar com uma afirmativa, deixe o espaço em branco. Ao final, some o resultado de cada seção.


 

Seção 1 Seção 5

 

Eu identifico padrões facilmente

 

Eu gosto de ler todo tipo de material

 

Eu me concentro com barulho e sons

 

Tomar notas me ajuda a lembrar e compreender

 

Movimento ritmado é fácil para mim

 

Eu contato meus amigos fielmente através de cartas e/ou e-mail

 

Sempre estive interessado em tocar um instrumento

 

Explico minhas idéias para os outros facilmente

 

A cadência da poesia me intriga

 

Eu mantenho um diário

 

Eu guardo coisas na memória colocando-as em uma rima

 

Charadas com palavras do tipo palavras cruzadas e letras misturadas são divertidas

 

Ouvir rádio ou televisão dificulta a concentração

 

Eu gosto de jogos de palavras do tipo trocadilhos, anagramas, etc.

 

Eu gosto de muitos tipos de música

 

Eu escrevo com prazer

 

Musicais são mais interessantes que as peças dramáticas

 

Eu me interesso por línguas estrangeiras

 

Lembrar letras de música é fácil para mim

 

Eu gosto de participar de debates de discursos públicos


 

Total para a Seção 1

 

Total para a Seção 5


 

 

Seção 2 Seção 6

 

Mantenho minhas coisas arrumadas e em ordem

 

Estou bem consciente das minhas crenças morais

 

Instruções passo-a-passo são de grande ajuda

 

Aprendo com maior facilidade se houver uma ligação emocional com o assunto

 

Solucionar problemas é fácil para mim

 

Justiça é importante para mim

 

Eu me frustro facilmente com pessoas desorganizadas

 

Minha atitude afeta o modo como eu aprendo

 

Faço cálculos rapidamente de cabeça

 

Questões de justiça social me interessam

 

Charadas lógicas são divertidas

 

Trabalhar sozinho pode ser tão produtivo quanto trabalhar em grupo

 

Não posso começar uma tarefa até que todas as minhas perguntas tenham sido respondidas

 

Preciso saber porque devo fazer algo antes de concordar em fazê-lo

 

As estruturas me ajudam a ter sucesso

 

Quando acredito em algo, emprego 100% de esforço nisso

 

Acho que trabalhar com uma planilha ou base de dados de computador é recompensador

 

Estou disponível para protestar ou assinar uma petição para corrigir um erro

    
 

As coisas têm de fazer sentido para mim ou então fico chateado

 

Gosto de me envolver em causas que ajudem outras pessoas


 

Total para a Seção 2

 

Total para a Seção 6


 

 

Seção 3 Seção 7

 

Aprendo mais quando me relaciono com outras pessoas

 

Posso visualizar idéias dentro da minha cabeça

 

Quanto mais gente melhor

 

Mudar a mobília de lugar num quarto é diversão para mim

 

Grupos de estudos são muito produtivos para mim

 

Gosto de criar usando meios de comunicação

 

A participação na política é importante

 

Memorizo bem usando organizadores gráficos

 

Gosto de salas de bate papo (chat)

 

A arte de representar pode ser muito gratificante

 

Programas de entrevista no rádio e na televisão são agradáveis

 

Planilhas são ótimas para fazer mapas, gráficos e tabelas

 

Sou do tipo que gosta de fazer parte de um time

 

Quebra-cabeças tridimensionais me divertem muito

 

Não gosto de trabalhar sozinho

 

Vídeos musicais são muito estimulantes

 

Clubes e atividades extracurriculares são divertidas

 

Posso me lembrar de coisas em figuras mentais

 

Estou atento a questões e causas sociais

 

Sou bom na leitura de mapas e plantas


 

Total para a Seção 3

 

Total para a Seção 7


 


 


 


 

 

Seção 4 Seção 8

 

Gosto de trabalhos manuais

 

Gosto de observar detalhes

 

Ficar parado por longos períodos de tempo é difícil para mim

 

Gosto de cuidar de flores, plantas e animais de estimação

 

Gosto de esportes e jogos ao ar livre

 

Coleciona rochas, insetos e folhas

 

Valorizo a comunicação não verbal do tipo linguagem de sinais

 

Gosto de analisar semelhanças e diferenças

 

Um corpo saudável é importante para uma mente saudável

 

Reconhecer espécimes, estrelas e nuvens

 

As artes são passatempos agradáveis

 

Gosto de apreciar o tempo

 

A expressão através da dança é bonita

 

Classificar fauna e flora

 

Gosto de trabalhar com ferramentas

 

Estudar fenômenos da natureza

 

Eu levo uma vida ativa

 

Entender a ecologia

 

Eu aprendo fazendo

 

Proteger o meio ambiente


 

Total para a Seção 4

 

Total para a Seção 8


 


 

 

Respostas:


 

Seção 1 – Sugere a sua inteligência Musical.

Seção 2 – Indica a sua Inteligência Lógico-Matemática.

Seção 3 – Mostra a sua inteligência Interpessoal.

Seção 4 – Fala sobre a sua Inteligência Corporal-Cinestésica.

Seção 5 – Indica a sua Inteligência Lingüística.

Seção 6 – Reflete a sua Inteligência Intrapessoal.

Seção 7 – Sugere a sua Inteligência Espacial.

Seção 8 – Sugere a sua Inteligência Naturalista.

Lembre-se:

  • Todos possuímos todas as inteligências

  • Você pode fortalecer uma inteligência!

  • Este questionário é apenas uma amostra do agora – pode mudar!

  • As inteligências servem para fortalecer e não para rotular as pessoas!


 

  1. Inteligência Musical:

É a habilidade para produzir uma peça musical, para discriminar sons, perceber temas musicais, ritmos, texturas e timbres. O componente central é a sensibilidade para sons, ritmos e timbres. Os alunos com talento neste tipo de inteligência freqüentemente cantam, cantarolam, assobiam baixinho para eles mesmos, movimentando partes do corpo à medida que azem isto. Eles podem desejar ser cantores, músicos, maestros, dirigentes de corais ou críticos de música.


 

  • Inteligência Lógico-Matemática:

É a habilidade para explorar relações, categorias e padrões, através da manipulação de objetos ou símbolos, e para experimentar de forma controlada. É a habilidade para lidar com série de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los. O componente central desta inteligência é uma sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. Os estudantes com talento neste tipo de inteligência desenvolvem formas altamente abstratas de pensamento lógico e constantemente estão questionando e especulando sobre eventos naturais. Eles podem querer vir a ser cientistas, engenheiros, programadores de computadores, contadores e até filósofos.


 

  1. Inteligência Interpessoal:

É a habilidade para entender humores, temperamentos e motivações de outras pessoas, para perceber intenções e desejos e reagir apropriadamente a partir dessa percepção. Os educandos com talento neste tipo de inteligência compreendem pessoas, estando constantemente envolvidos em relacionamentos humanos com colegas e amigos, seja liderando atividades, organizando festas, fazendo comunicações ou mediando conflitos.


 

  1. Inteligência Corporal-Cinestésica:

É a habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. Os estudantes com talento neste tipo de inteligência se comunicam através de gestos ou outras formas de linguagem corporal, engajando-se ativamente em atividades atléticas, de dança, de teatro ou mímica, ou ainda em datilografia, desenho, conserto de objetos, costura ou artesanato. Eles podem sonhar em ser atores, mímicos, dançarinos, artesãos desportistas ou atletas.


 

  1. Inteligência Lingüística:

É a habilidade de usar a linguagem para convencer, agradar ou transmitir idéias. Seus componentes centrais são uma sensibilidade para sons, ritmos e uma especial percepção das diferentes funções da linguagem. Os estudantes com talento neste tipo de inteligência gostam de se envolver com os sons da língua: seja lendo, escrevendo ou falando. Eles podem pretender tornar-se escritores, secretários, editores, professores de humanidades, cientistas sociais ou políticos.


 


nteligência Intrapessoal:

É a habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e idéias, para discriminá-los e lançar mão deles na solução de problemas pessoais. É o reconhecimento de habilidades, necessidades, desejos e inteligência próprios, a capacidade de usar essa imagem para funcionar de forma efetiva. Os alunos com talento neste tipo de inteligência possuem personalidades fortes, têm uma profunda percepção de si mesmo (de seus sentimentos interiores, sonhos e idéias, o que os coloca em um mundo à parte) e trabalham para alcançar certos objetivos pessoais. Eles podem desejar ser escritores, homens e mulheres de micro e pequenas empresas, dirigindo negócios criativos ou entrar para o trabalho religioso.


 

  1. Inteligência Espacial:

É a habilidade para manipular formas ou objetos mentalmente e, a partir das percepções iniciais, criar tensão, equilíbrio e composição, numa representação visual ou espacial. É a capacidade para perceber o mundo espacial e visual de forma precisa. Os educandos com talento neste tipo de inteligência pensam em imagens e quadros e preferencialmente estão rabiscando, desenhando ou construindo coisas. Eles podem desejar ser arquitetos, artistas, mecânicos, engenheiros, planejadores urbanos, pilotos, navegadores, designers, escultores ou cirurgiões.


 

  1. Inteligência Naturalista:

É a capacidade do ser humano de se relacionar positivamente com o seu meio ambiente imediato e o cosmos. Usamos nossa inteligência naturalista para pensar sobre plantas, animais, nuvens, rochas e outros fenômenos naturais. A inteligência naturalista permite às pessoas distinguir, classificar e usar os elementos do meio ambiente. Uma pessoa com esta inteligência dominante poderá vir a ser um ambientalista, ecologista, veterinário, astrônomo, biólogo, botânico, treinador de animais, oceanógrafo ou um naturalista.


 


 

Espaço para auto-avaliação:


 


 


 


 

Colegas de trabalho

Colegas de trabalho
Trabalhando o tema Bullylling nas escolas