Trabalhando com projetos em sala de aula : Webquest de Webquest
Tema : Socialização do conhecimento na aprendizagem do aluno
Fundamentos: alguns teóricos "sabemos, porém precisamos aprender..."
Freinet
Este teórico Frances, Freinet, de origem simples, estudou e aplicou a sua pratica pedagógica valorizando seus ideais de valores pela vida e fundamentou sua pedagogia em quatro eixos fundamentais para uma educação significativa:
1-Cooperação (para construir o conhecimento comunitariamente),
2- Comunicações (para formalizá-lo, transmiti-lo, socializá-lo e divulgá-lo),
3- Documentações, com o chamado livro da vida (para registro diário dos fatos históricos, pessoais, sociais, afetivos...),
4-Afetividade (como vínculo entre as pessoas e delas com o conhecimento)o tralho em equipe torna ao aprendizagem mais prazerosa....
Para aplicar seus eixos teóricos e sua proposta pedagógica em pratica utilizou-se de estratégias e recursos metodológicos que já conhecemos e desenvolvemos em nossa escola;
-Aulas-passeio( que podemos conceituar de atividades extraclasse,observar para aprender)
-Encontros temáticos ( que podemos conceituar de oficinas práticas,o fazer em ação de temas)
para atingir um objetivo maior, que é o despertar, através de um espírito critico e consciente pela realidade ( cidadania)á sua volta e de criar mecanismo de transformá-la.(hoje: os quatro pilares da educação: saber aprender,fazer,saber viver e conviver),isso naquela época,e nós o que estamos fazendo ? O escritor já disse " a lição já sabemos de cor ,só resta aprender"..Nessa visão de educação,pensou na possibilidade de aperfeiçoar o professor, qualificá-lo. ..investir ...Também pensou no trabalho em sala de aula. Para o professor praticar sua proposta sugeriu : é necessário um numero de 25 alunos em sala de aula , para um trabalho de sucesso. Sua visão e proposta é pelo sucesso do aluno, um aluno motivado aprende. E o papel do professor é resgatar e fazer com este aluno tenha êxito.
Na minha visão se houver boa vontade política de fazer acontecer um ensino de qualidade, tudo é possível.
Conceição Fatima : Orientadora Educacional em 24/09/2011
|
Secretaria de Estado do Distrito Federal
Diretoria Regional de Ensino do Guará
Centro Educacional 02 do Guará-GG
Ficha de Avaliação de participação do Aluno |
2011
|
Nome do aluno:
Email:
Telefone:
Prezado aluno (a) ---------------------------------------------------------------------------------
Você participou com dedicação realizando as oficinas propostas do evento em Orientação Vocacional Profissional. Agora faça a sua apreciação.
Sua apreciação serve para aprimoramento em outras atividades .
Descreva um texto analisando sua participação.Agora publique enviando um email para a sua orientadora : gg.soe.gg@gmail.com . Obrigada pela sua participação .
Orientadoras :
Conceição e Venuzia
GG 2011-09-24
Oficina de Orientação Vocacional: Você em ação 05/08/2005 Versão 2011
- REORGANIZAÇÃO UTILIZANDO O RECURSO MULTIMIDIAS
Orientadoras Responsáveis: Venuzia e Conceição
Mensagem :
Uma vez conhecido o caminho, sabendo qual rumo tomar, só há uma medida depois: seguir
Se o caminho é fácil ou difícil, claro ou escuro, pequenina vereda ou larga estrada, isso não mais importa. Conta apenas o primeiro passo.
O primeiro é sempre o mais difícil.
A caminhada é uma série de passos, um depois do outro, um de cada vez. Se se pára, perde-se terreno porque se deixa de caminhar. Logo, parar é perder.
E, por menor que seja o passo, é sempre um avanço.
Nessa caminhada que cada um escolheu, tem-se uma missão que se deve cumprir, custe o que custar. Missão é compromisso.
Importa primeiramente que cada um se compenetre dela, para seguir, sem parar.
Haverá momentos, na marcha, em que as forças diminuirão, a energia faltará e acharemos peso demais para os nossos ombros! Mas, suportaremos.
O quanto pode homem lutar e resistir, está além das suas próprias cogitações.
Nunca atingiremos os limites da nossa capacidade de enfrentar problemas.
Haverá sempre uma energia guardada que nem supúnhamos possuir!
A tática inteligente do viajante está, não em se apressar na ilusão de que pela pressa chegará ao ponto final, mas a certeza de que chegará, dando um passo de cada vez, um passo após o outro.
O importante é não desanimar, não recuar, não parar. Dar sempre um passo à frente. Avançar vacilando, titubeando, mas avançar.
Avançar devagar, mas avançar.
Não importa o tempo que se leva e nem é preciso correr.
O tempo não conta. O que conta é o esforço feito, o passo que se deu, o terreno que se ganhou.
No caminho do bem já está no Bem, quem dá mais um passo.
Vale não parar.
Enquanto houver sol (Música)
Quando não houver saída
Quando não houver mais solução
Ainda há de haver saída
Nenhuma idéia vale uma vida
Quando não houver esperança
Quando não restar nem ilusão
Ainda há de haver esperança
Em cada um de nós, algo de uma criança
Enquanto houver sol, enquanto houver sol
Ainda haverá
Enquanto houver sol, enquanto houver sol
Quando não houver caminho
Mesmo sem amor, sem direção
A sós ninguém está sozinho
É caminhando que se faz o caminho
Quando não houver desejo
Quando não restar nem mesmo dor
Ainda há de haver desejo
Em cada um de nós, aonde Deus colocou
Enquanto houver sol, enquanto houver sol
Ainda haverá
Enquanto houver sol, enquanto houver sol
(Sérgio Brito, Titãs – Como estão vocês?
Pensamentos ( música)
Pensamentos que me afligem
Sentimentos que me dizem
Dos motivos escondidos
Na razão de estar aqui
As perguntas que me faço
São levadas ao espaço
E de lá eu tenho todas
As respostas que eu pedi
Quem me dera
Que as pessoas que se
encontram
Se abraçassem
Como velhos conhecidos
Descobrissem que se amam
E se unissem na verdade dos
amigos
E no topo do universo
Uma bandeira
Estaria no infinito iluminada
Pela força desse amor
Luz verdadeira
Dessa paz tão desejada
Pensamentos que me afligem
Sentimentos que me dizem
Dos motivos escondidos
Na razão de estar aqui
E eu penso
Nas razões, na existência
Contemplando a natureza nesse
mundo
Onde às vezes
Aparentes coincidências
Têm motivos mais profundos
Se as cores
se misturam pelos campos
É que flores diferentes vivem
Juntas
E a voz dos ventos
Na canção de Deus
Responde todas as perguntas
Simone
(Roberto e Erasmo Carlos)
Orientação Vocacional : O processo de escolha é um processo de estudo
Conceitos
É essencialmente uma ajuda científica prestada ao indivíduo para que escolha uma profissão na qual tenha satisfação em trabalhar, oportunidade de progresso e recompensa adequada.
São analisados os interesses no sentido de ajustá-los às características de personalidade e aptidões reais do educando. É preciso que se descubra qual a profissão que melhor se aplica a cada um propiciando auto – realização.
Distinção que se faz necessária – interesse ou vocação, aptidão e capacidade. Aptidão é tendência ou habilidade natural para determinado gênero de atividade e que depende de muitos fatores para transformar-se em capacidade real e efetiva. Exemplo: fluência verbal.
Interesse ou vocação – é a vontade ou atração de realizar uma tarefa.
Capacidade – é a habilidade adquirida, fruto ou não de uma aptidão. É mais ou menos instável, de certa forma indefinível, conseguida após aprendizagens e treinamento adequado. Exemplo: emprego correto da linguagem.
Importância da escolha profissional adequada
Sabemos que existem profissionais desajustados que buscaram uma carreira quase de olhos fechados por motivos que oscilaram em:
Modismo sem preocupação com as necessidades reais do mercado de trabalho;
Para agradar a família ou assegurar-lhe a tradição;
Por influência de amigos ou acatamento de decisões do grupo para que prossigam unidos;
A fadiga estudantil ou o temor de Ter que dedicar um certo tempo ao estudo acadêmico faz com que alguns busquem cursos de curta duração;
Prestígio social – caso daqueles que escolhem determinada profissão prestigiada pela sociedade;
Desconhecimento de outros campos – o conhecimento incompleto de determinadas carreiras faz com que algumas pessoas excluam-nas.
Atentar para os seguintes itens de uma escolha adequada
Conhecimento de suas tendências, interesses e aptidões;
Conhecimento das profissões, principais ramos de atividades, cursos de formação, mercado de trabalho e perspectivas do profissional;
Entrevistas com profissionais para avaliação através de depoimento pessoal sobre as atividades que exercem;
Cooperação com a Orientação Educacional no sentido de fornecer respostas verdadeiras aos testes para maior fidedignidade no parecer do orientador responsável pelo processo de orientação vocacional.
Alguns passos a seguir :
1-Analisando pessoas que já alcançaram o seus objetivos
do Piloto profissional Airton Sena em Fórmula I) Ele escreveu para ser bem sucedido na escolha e ser um bom profissional é assim:
Ser um Campeão
. É não desanimar na primeira batalha.
É acreditar no seu talento e na força de vontade; Ter determinação e coragem de enfrentar desafios e não entregar os pontos.
É não fazer apenas o simples necessário; achar que fez o suficiente e parar.
É saber que preconceitos, recalques, negativismo, sentimentos de inferioridade e frustrações são doenças, que bloqueiam e inibem a grandeza e a capacidade de produção de qualquer ser humano.
É procurar dar o melhor, fazendo um pacto consigo mesmo de superação a cada dia, de seus limites e objetivos, não como um jogo, uma obsessão, mas como algo que pode proporcionar desenvolvimento e a íntima alegria de se chegar ao fim de um produtivo dia e dizer: "hoje eu estive ótimo, amanhã vou estar ainda melhor".
É tornar, dentro de você mesmo, as coisas atraentes e motivadoras buscando sempre uma constante melhoria.
É ter em mente que não há colheita, não existe crescimento físico, material ou espiritual sem se plantar cavando com as mãos e sem se regar com paciência e sabedoria.
É vibrar, festejar toda e qualquer vitória alcançada, pois inexiste sucesso insignificante quando você o conseguiu com seu próprio esforço e trabalho.
É dar a mão aos amigos e cumprimentá-los pelo êxito, formando, assim, uma corrente de otimismo e um clima propício ao encadernamento de novas vitórias.
É poder saltar da cama, olhar-se no espelho, sorrir, sendo simpático com você, e dizer: "Bom dia campeão! Puxa! Como você está bonito! Vamos à luta? Hoje o dia é todo seu, mande brasa!".
É, acima de tudo, se respeitar como sujeito agente do seu destino.
Airton Senna
Este é o segredo de um vencedor ....Veja como vale começar.
Refletir é preciso
Sabe de uma coisa?
Todos nós somos diferentes uns dos outros e cada um tem uma coisa ou mais diferente em suas qualidades e habilidades.
Não podemos exigir ou forçar para que as outras pessoas sejam parecidas conosco ou que tenham nossas qualidades.
Se assim agirmos, acabamos fazendo com que elas sofram e, no final, elas poderão não ser o que queríamos que fossem.
Pior ainda, pois poderão não mais fazer o que já faziam tão bem.
Respeitar as diferenças significa amar ao próximo.
E ainda
"Não distribuirei interceptores ou cartas de suicida
Não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins
O tempo é a minha matéria
O tempo presente
Os homens presentes
A vida presente".
Carlos Drummond de Andrade
Pense o sobre o que Manoel Bandeira escreveu:
"A vida é uma só.
A sua continua na vida que você viveu".
E analise :
"O presente é tão grande, não nos afastemos, não nos afastemos muito,
vamos de mãos dadas".Descrito pelo nosso poeta
"Carlos Drummond de Andrade"
A paz que começa no profundo do ser
João C. Prado
Haverá mais paz no mundo, nas famílias, nas escolas quando cada um se sentir responsável pelo outro. Muitos estão procurando fora de si mesmos as respostas para a solução de seus problemas. Esquecem que podem se dirigir para si mesmos e mergulharem no profundo do seu ser. As respostas que buscam fora estão dentro delas mesmas. Parar é preciso. Retirar da vida todos aqueles lixos que nos dão bem estar, realização. Cortar todas aquelas amarras que nos prendem ao passado, nos nossos erros, fracassos, derrotas. Haverá mais paz no mundo, nas famílias, nas escolas, quando cada um se sentir responsável pelo outro. Às vezes uma atitude de amor se traduz na dor sadia que a verdade pode provocar. "Seja para o mundo a diferença que você quer" (Gandhi).
(Membro da escola de pais do Brasil)
Dedicação
Roberto Shinyashiki
Dedicação é a capacidade de se entregar à realização de um objetivo.
Não conheço ninguém que tenha progredido na carreira sem trabalhar pelo menos doze horas por dia nos primeiros anos.
Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho sem sacrificar sábados e domingos pelo menos uma centena de vezes.
Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá de se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo.
Se quiser um casamento gratificante, terá de investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo.
O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem. Mas, para conseguir um resultado diferente da maioria, você tem de ser especial. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados.
Não se compare à maioria, pois, infelizmente, ela não é modelo de sucesso.
Se você quiser atingir uma meta especial, terá de estudar no horário em que os outros estão tomando chope com batatas fritas.
Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão.
Terá de trabalhar, enquanto os outros tomam sol à beira da piscina.
Começando pelo fim...
E se tudo fosse iniciado como se o fim já estivesse próximo?!
Se o jogador tivesse a mesma garra e determinação no início e decorrer da partida como tem nos últimos cinco minutos finais? Que jogão não faria, hein?!!!
Se aquele prefeito trabalhasse com justiça e eficácia durante todo o seu mandato como o faz no final, perto das eleições? Que governo não teríamos, hein?!!!
E se aquela pessoa, à beira da morte, tivesse a mesma vontade em realizar tantas coisas boas no transcorrer de toda a sua vida?!!! Que qualidade de vida vivenciaria!!! E morrer seria até menos doloroso.
Enfim, se tivéssemos a mesma obstinação em vencer no início da jornada, assim como temos já no final muitas vezes sob pressão e em desespero, contemplaríamos antecipadamente e com segurança a certeza da vitória.
É isso aí, começar o ano letivo com a força que, às vezes, deixamos para empreender nas provas finais da última etapa. Assim sendo, fim de ano será vivenciado como se fosse início, com tranqüilidade, vitórias e gosto de férias.
Vamos lá... garantir o jogo no 1º tempo, ser reeleito no início de cada mandato confiado, criatividade no bem viver... não perder o ano no final, e sim ganhá-lo desde já.
(Autor desconhecido)
Disciplina
A disciplina é um conjunto de regras que devem ser obedecidas tanto pelos professores quanto pelos alunos para que o aprendizado escolar tenha êxito. Portanto, é uma qualidade de relacionamento humano entre o corpo docente e os alunos em uma sala de aula, e conseqüentemente na escola em todos os seguimentos.
Mitiba
Sem disciplina não há aprendizagem.
Disciplina e estudo
Como o estudo eficiente exige autodisciplina e organização, é preciso aprender a programar o tempo e as atividades de acordo com as necessidades e dificuldades que enfrentamos nas diversas matérias.
Concepción Rodríguez
Sensibilização: Dinâmica da frase
Observe a ordem abaixo:
Criança chorando
Alguém batendo à porta
Roupa no varal
Telefone tocando
Torneira pingando
Situação problema
Você vai organizar os números acima, dando prioridade ao que irá atender na ordem das atividades.
_______ _______ _______ _______ _______
Conclusão
Esta atividade é um estabelecimento de metas e seu significado é:
Família
Amigos
Afetos – Sensualidade
Trabalho
Dinheiro
Analise sua meta e reflita sobre ela.
Os 7 traços marcantes do jovem globalizado
O adolescente, esse ser atuante entre 12 e 19 anos, que já se identifica simplesmente como "teen" e às vezes tem razões que só podem ser expressas em inglês, é o consumidor do 3º milênio. Para identificar suas principais características, o pesquisador de mercado Jaime Troiano estuda seus hábitos desde 1993. Esta página revela algumas das suas principais conclusões.
Conservador?
Não em todas mas em algumas áreas. Seus projetos pessoais consistem em crescer ao longo do que já existe hoje. São muito mais consumidores do que criadores de transgressão. A indústria cultural da música jovem percebeu isso muito bem: a transgressão é produzida no palco para consumo da audiência. Além disso, sonhos de integração familiar e sucesso profissional limitam o potencial de mudança.
Individualista
Eles demonstram poucos vínculos estreitos e permanentes e transitam entre múltiplos relacionamentos. É uma geração de muitos e tênues compromissos, no palco da sociedade mais ampla. E estão distantes de utopias e projetos coletivos, ainda que possam se envolver temporariamente, em causas de diversos tipos. O individualismo manifesta-se na ocupação do espaço doméstico: o quarto próprio, aparelho de som próprio, TV própria...
Beleza pura!
A valorização explícita do corpo é evidente. O corpo como objeto de prazer e integração consigo mesmo. O corpo como base de hiperatividade que eles vivem. O corpo como objeto e instrumento de sedução. O crescimento e valorização do esporte entre esses jovens é uma das expressões mais tangíveis dessa interação quase renascentista com o corpo.
Informal
Na escola, em casa, no trabalho, a forma de lidar com a estratificação do poder, com a hierarquia, é muito pouco formal e muito pouco protocolar. Não se trata de irreverência ou simples confrontação política. Eles simplesmente manifestam suas opiniões, seja para quem for, de forma mais livre.
Numa boa
Uma frenética busca de auto-satisfação e de prazer: de estar "numa boa". O prazer tem mil faces. Pode estar numa coca cola, num jogo de vôlei, num filme de vídeo-game, ou numa passeata. Outras gerações foram mais tristes e amargas.
Multimídia
Vocês já devem ter visto a seguinte cena: o garoto de walkman, vendo TV e fazendo sua lição de casa! O estudo nos mostrou que essa geração digital percorre muitas coisas, simultaneamente, como se estivesse circulando pelos corredores e de um shopping. O vídeo-clip não é uma metáfora. É a verdadeira expressão de seus comportamentos hiper-ativos. Esta é uma geração que permanece algum tempo em muitas coisas.
Competitivo
Esta geração de jovens globais é a primeira que de fato está 100% pronta para viver o capitalismo, em toda a sua plenitude e extensão. E mais importante que isso: sem qualquer culpa, sofrimento, medo. Sem qualquer sentimento de negação desse sistema. Ao contrário, é nele em que nasceram e foram acolhidos, é nele em que aprenderam a se movimentar como indivíduos e consumidores. E é nesse mesmo mundo em que pretendem materializar seus sonhos profissionais, familiares e ser felizes.
Equação de vida : trabalhando os valores
Escreva três virtudes que você acha que melhor representam sua atuação como um ser humano. Circule a que considera a predominante. Esta é a resposta A Escreva a qualidade que você mais quer ou almeja na sua vida. Esta é a resposta C.
Para descobrir a virtude que mais precisa desenvolver, é necessário fazê-lo por eliminação, de acordo com os seguintes critérios: escolha 3 para cada área.
Vida interior – seu desenvolvimento espiritual. | Vida familiar – a convivência com parentes. | Vida escolar– ou trabalho | Vida com a comunidade – a sua contribuição para o mundo. |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
.Agora reflita sobre todas as virtudes registradas, circule a virtude que mais precisa aperfeiçoar em cada área .Agora escolha entre as 4 em a que você considera a mais importante para ser trabalhada em você com meta no futuro. Escreva aqui:
A mais importante das 4 ---------------------------------------- Essa é a resposta B
Agora, você pode completar a sua fórmula. A é seu ponto de partida; C é o destino, e B é a ponte que você precisa construir.
A + B = C
O que você é
D e que você deseja e quer
O que você precisa para ser para ser o que deseja
Eu sou (A) e desejo muito (B) para ser (C)
Uma sugestão: Agora escreva a sua fórmula pessoal com letras bonitas, para depois emoldurá-la. Resta pendurá-la no seu coração.Bom proveito. Pense bem ...
Nada ou ninguém pode tirar suas qualidades inatas. Elas são o trampolim para tantas outras virtudes.
(Eu sou __________ mas preciso de ____________para ter_________________)
"... Sorria embora o coração esteja doendo. Você é o momento. Você descobrirá que a vida valerá à pena. S apenas sorrir." Eu sei que você pode.
Conceição e Venuzia ( orientadoras ) do processo " Você em Ação"
I
Aplicação do teste de interesse – Pit Stop (Guia do Estudante)
Leia atentamente cada uma das afirmações abaixo e assinale as 25 inclinações que combinam com você. Se ficar em dúvida entre coisas muito parecidas, pare, reflita sobre cada uma e identifique a que mais tem a ver com o seu jeito de ser. Só então assinale a alternativa. Boa sorte!
| 1. Eu sou carinhoso(a) com as pessoas | | 41. Prefiro a rotina ao imprevisto |
| 2. Gosto de arriscar em todas as situações | | 42. Uso muito a intuição para resolver problemas |
| 3. Sempre estou de bom humor | | 43. Tenho facilidade para conversar |
| 4. Não gosto de trabalhos rotineiros | | 44. Procuro sempre por soluções novas |
| 5. Sou muito pé no chão | | 45. Converso com as pessoas olhando nos olhos |
| 6. Para trabalhar melhor preciso de um plano | | 46. Aparência é fundamental |
| 7. Preciso ser bem aceito nos lugares em que convivo | | 47. Sou muito ágil quando sou pressionado |
| 8. Sou muito compreensivo e tolerante em situações de dificuldade | | 48. Gosto que me preparem surpresas |
| 9. Preciso sempre me aprofundar naquilo que faço | | 49. Mantenho sempre as coisas em ordem |
| 10. Gosto de ajudar meus amigos com seus problemas | | 50. Adoro atividades de trabalho voluntário |
| 11. Sempre tomo decisões com rapidez | | 51. Eu apóio meus amigos |
| 12. Tenho mais facilidade para pensar em situações concretas | | 52. Gosto de ter uma poupança segura |
| 13. Gosto muito de mostrar as coisas que faço | | 53. Sou justo com todas as pessoas |
| 14. Sempre me preocupo com os outros | | 54. Sou muito preocupado(a) com a estética |
| 15. Fico mais motivado quando supero obstáculos | | 55. Sempre faço economia nas compras |
| 16. Gosto de estar no controle das situações | | 56. Eu recebo bem as pessoas |
| 17. Sempre demonstro afeto às pessoas de quem gosto | | 57. Faço uso da imaginação em minhas atividades |
| 18. Faço novas amizades com facilidade | | 58. Sempre tenho iniciativa para resolver os problemas |
| 19. Gosto de experimentar novidades | | 59.Sou ágil nos pensamentos e nas ações |
| 20. Tenho prazer em ajudar as pessoas | | 60. Gosto de fazer as coisas com método e preparação |
| 21. Eu me sinto á vontade quando falo em público | | 61. Eu me preocupo com a tradição |
| 22. Adoro fazer coleções | | 62. Sou muito brincalhão com todo mundo |
| 23. Eu leio nas horas vagas | | 63. Os detalhes são muito importantes para um bom trabalho |
| 24. Prefiro atividades que usem lógica | | 64. Não tenho muitas preocupações |
| 25. Preciso ser notado para ser feliz | | 65. Sou sensível ao sofrimento de pessoas e animais |
| 26. Sou agressivo para resolver problemas | | 66. |
| 27. Consolo meus amigos quando estão em dificuldades | | 67. Sou generoso com as pessoas carentes |
| 28.Gosto de colocar a mão na massa | | 68. Sou muito contido no encontro com amigos |
| 29.Gosto de ter sempre uma conquista | | 69. A competição me motiva em diversas situações |
| 30. Faço críticas construtivas | | 70. Sou amigável com quem conheço |
| 31. Traço objetivos e sou determinado a alcançá-los | | 71. Adoro representar as pessoas |
| 32. Sou muito cuidadoso e meticuloso em minhas ações | | 72. Quando analiso um problema, sou muito cuidadoso |
| 33. Adoro inventar coisas | | 73. Gosto de provocar situações de efeito |
| 34. Gosto de aconselhar e orientar as pessoas | | 74. Eu uso a sensibilidade para resolver problemas |
| 35. Sou muito prestativo quando os outros precisam de mim | | 75. Eu não gosto de assumir compromissos |
| 36. Fico mais tranqüilo quando estou em grupo | | 76. Uso a diplomacia para resolver problemas entre amigos |
| 37. Me sinto bem quando pratico atividades físicas | | 77. Preciso ter estabilidade na vida |
| 38. A disciplina é muito importante em meus estudos | | 78. Adoro organizar festas |
| 39. Em geral, assumo responsabilidade pelos outros | | 79. Preciso de liberdade para definir os temas de meus trabalhos na escola |
| 40. Uso de humor para humilhar meus inimigos | | 80. Tenho facilidade no uso de computadores |
Contagem de pontos
Agora você vai relacionar os números selecionados anteriormente com as letras abaixo:
1-A | 9-F | 17-A | 25-D | 33-F | 41-G | 49-E | 57-F | 65-A | 73-D |
2-B | 10-C | 18-H | 26-B | 34-C | 42-F | 50-A | 58-B | 66-C | 74-A |
3-H | 11-B | 19-F | 27-A | 35-A | 43-H | 51-C | 59-B | 67-F | 75-H |
4-F | 12-G | 20-C | 28-G | 36-H | 44-F | 52-G | 60-E | 68-G | 76-A |
5-G | 13-D | 21-D | 29-H | 37-D | 45-A | 53-C | 61-G | 69-B | 77-G |
6-E | 14-C | 22-G | 30-C | 38-E | 46-D | 54-D | 62-H | 70-G | 78-H |
7-D | 15-B | 23-F | 31-B | 39-C | 47-B | 55-G | 63-E | 71-D | 79-F |
8-C | 16-E | 24-E | 32-E | 40-B | 48-D | 56-A | 64-H | 72-E | 80-E |
Conte o número de vezes que cada uma das letras aparece e anote o resultado no quadro abaixo.
Resultados: Aqui você vai encontrar a descrição de algumas características pessoais e as profissões que mais têm a ver com elas.
A: Como você é bastante sensível, esteja atento às carreiras que envolvam cuidado com as pessoas, atividades com crianças e contato corporal, como Psicologia e Pediatria. Exemplos de áreas em que você pode atuar: Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Pedagogia, Enfermagem, Música, Decoração e Moda. Em Medicina, preferencialmente Ginecologia e Obstetrícia, Geriatria e Dermatologia. Outra opção é Medicina Veterinária.
B: Já que você é uma pessoa determinada, com facilidade para colocar seu ponto de vista, gosta de superar obstáculos e de se exercitar fisicamente, fique atento a profissões que exijam uma dose de agressividade e de competitividade. Exemplos: Esporte, Engenharia de Produção, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Ambiental, Direito, Publicidade e Propaganda. Na Medicina, especialidades cirúrgicas como Ortopedia e Traumatologia.
C: Você gosta de assumir responsabilidades e engajar-se nas questões sociais, desde que elas estejam aliadas a valores éticos e morais. Busque uma profissão em que possa contribuir para o bem-estar social. Exemplos: Enfermagem, Fonoaudiologia, Psicologia, Pedagogia, Educação Física, Serviço Social, Ciências Sociais e Direito.
D: Você tem um forte senso estético e necessidade de aparecer em público, seja pessoalmente, seja por meio do resultado de seu trabalho. Profissões que lidam com a imagem e que têm como objetivo divulgar as pessoas ou agradar a elas devem ser consideradas. Pense também em carreiras nas quais possa Ter posição de destaque e projeção. Exemplos: Publicidade e Propaganda, Moda, Arquitetura e Urbanismo, Decoração, Desenho Industrial, Artes Plásticas, Artes Cênicas, Dança, Música, Cinema e Vídeo e Jornalismo.
E: Seu prazer é realizar atividades precisas, quer usando os recursos que o avanço tecnológico oferece, como a informática, quer executando funções de planejamento, controle e direção. Portanto, pense em todas as modalidades de Engenharia, Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Ciências Atuariais, Hotelaria, Desenho Industrial, Arquivologia, Biblioteconomia e Ciências Exatas em geral. Outra opção são as carreiras ligadas à Informática.
F: Você é uma pessoa criativa, aplicada, intelectualmente curiosa e se sente à vontade no mundo das idéias. Procure profissões em que possa usar a imaginação e a intuição e que envolvam muita atividade de pesquisa, estudo e leitura. Exemplos: Filosofia, Letras, Lingüística, História, Direito, Psicologia, Medicina, Teologia, Astronomia, Geografia, Artes Plásticas e Arquitetura e Urbanismo.
G: Você é prático, realista, conservador e econômico. Gosta de desempenhar atividades que tenham relação com materiais orgânicos ou com a idéia de passado. Tem também especial interesse pela origem das coisas – do planeta, das espécies, do indivíduo ou da humanidade. Indicações: todas as profissões da área de Ciências Agrárias, Farmácia e Bioquímica, Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Medicina, Nutrição, Geografia, História, Museologia, Arqueologia, Ecologia, Geofísica, Geologia e Oceanografia.
H: Conhecer e conversar com as pessoas é o que mais lhe agrada. Você é sociável e aprecia também o trabalho em equipe, em especial as discussões e troca de idéias. Como para você a linguagem oral ou escrita é um importante instrumento de trabalho, fique atento às profissões voltadas para a comunicação. Exemplos: Direito, Fonoaudiologia, Letras, Lingüística, Tradução e Interpretação, Administração, Relações Internacionais, Relações Públicas e Jornalismo.
Continuação da aplicação dos testes ov. – Inteligência Emocional
Complete cada seção colocando um "1" para cada afirmativa que você sentir que o descreve melhor. Se você não se identificar com uma afirmativa, deixe o espaço em branco. Ao final, some o resultado de cada seção.
Seção 1 Seção 5
| Eu identifico padrões facilmente | | Eu gosto de ler todo tipo de material |
| Eu me concentro com barulho e sons | | Tomar notas me ajuda a lembrar e compreender |
| Movimento ritmado é fácil para mim | | Eu contato meus amigos fielmente através de cartas e/ou e-mail |
| Sempre estive interessado em tocar um instrumento | | Explico minhas idéias para os outros facilmente |
| A cadência da poesia me intriga | | Eu mantenho um diário |
| Eu guardo coisas na memória colocando-as em uma rima | | Charadas com palavras do tipo palavras cruzadas e letras misturadas são divertidas |
| Ouvir rádio ou televisão dificulta a concentração | | Eu gosto de jogos de palavras do tipo trocadilhos, anagramas, etc. |
| Eu gosto de muitos tipos de música | | Eu escrevo com prazer |
| Musicais são mais interessantes que as peças dramáticas | | Eu me interesso por línguas estrangeiras |
| Lembrar letras de música é fácil para mim | | Eu gosto de participar de debates de discursos públicos |
| Total para a Seção 1 | | Total para a Seção 5 |