sábado, 8 de outubro de 2011

Webquest


Introdução


Olá jovem estudante globalizando:
Será que você se conhece bem para ingressar no mercado de trabalho hoje?
Você sabe o que é o objeto de estudo da sua futura profissão?
O que é uma escolha?
Como conhecer o seu perfil e se ele combina com os seus interes vocacionais?
Bem aqui vamos falar desses assuntos relacionados ao seu futuro...

O processo de escolha da profissão é uma atividade que faz parte do projeto vida do estudante . Todos necessitam de conhecer melhor sobre seus interesses e como eles interferem no dia a dia das escolhas.Por isso apresentamos essa tarefa de busca para que o estudante se encontre consigo mês Educação Vocacional profissional

A Educação Vocacional Profissional tem a proposta de auxiliar o estudante na escolha e no processo de decisão quanto a sua carreira profissional.A metodologia do autoconhecimento aborda o processo pela interação do perfil ,habilidades ,interesses e como conhecer melhor para atender as demandas do mercado. O jovem nessa proposta fica por dentro do mercado e do objeto de trabalho num futuro próximo .Eis que deve começar logo.Para entender melhor os processos ,convido –o a percorrer as atividades que sugerimos.
Tarefas
1-Tenha material em mãos para os resultados de apontamentos propostos no Guia do Estudante clicando e navegando no site.
2-Pesquise no site do Guia do Estudante as atividades que são apresentadas no site :Guia do Estudante.
3-Realize os testes vocacionais propostos e registre os resultados em uma página para posterior reflexão.
4-Pesquise sobre as atividades e qual o objeto de trabalho dos cursos que foram escolhidos.
5-Analise o mercado de trabalho e a faixa salarial destes cursos escolhidos por você e se foram detectados nos testes.
6-Consulte as disciplinas que fazem parte do currículo do curso que você se interessou.


clique em cursos.disciplinas . profissões.




7-Procure em outro site sobre a Educação Vocacional Profissional e compare com o site do Guia do Estudante. Registro seu próprio roteiro. está ou não compatível com os seus sonhos. Faça uma descrição sobre a sua pesquisa.
Processo
O estudante que está navegando no site do Guia do estudante vai encontrar todas as dicas de como atuar no projeto de vida que estiver pretendendo focar.
Agora navegue no site do museu da pessoa é uma atividade de recurso a mais, onde lá desenvolverá você terá a oportunidade de desenvolver as suas habilidades emocionais.Crie sua história de vida .Já é um treinamento para a redação do Vestibular. Faça e compartilhe com os seus colegas.
Faça o registro em local onde você possa analisar com facilidade e consultar tais registros
Avaliação
Você será avaliado pela atividade desenvolvida . Após a pesquisa envie ao grupo de colegas que tem afinidade, e fale como foi a sua pesquisa.Descreva como ela o ajudou no processo de escolha do curso que pretende cursar.Visite uma Faculdade e realize entrevistas juntos aos profissionais que já ingressaram no mercado de trabalho .F aça um roteiro de perguntas que sejam de seu interesse. Registre a síntese para ser postada no Blogger.


Autor: Conceição Fatima Lima Palmeira
E-mail: http://www.blogger.com/gg.soe.gg@gmail.com
Área: Orientação Vocacional Profissional
Nível: Ensino Médio 


Introdução
A Educação Vocacional profissional faz parte do currículo. O jovem adolescente muitas vezes se vê perdido quando se tem que fazer tomada de decisão quanto ao seu futuro profissional. Aqui apresentamos uma proposta de autoconhecimento.
negrita cursiva
Tarefa

Para promoção do autoconhecimento vá á página do Guia do estudante e realize os testes vocacionais.R egistre em um documento no Word para posterior envio da tarefa.
Processo

A página do site Guia do Estudante é uma ferramenta de estudo. O site promove com muito cuidado o processo de escolha da tomada de decisão profissional.
Avaliação

Faça um roteiro de entrevista para entrevistar um profissional da área do seu interesse , na qual deseja atuar no futuro.Registre seus sentimentos ...
Conclusão

O processo de autoconhecimento na tomada de decisão é um marco da vida do estudante. Começar é desafio. Prosseguir e não desanimar é uma característica que todo jovem deve buscar.

 
Guia do Estudante.



CRÉDITOS:
Pesquisa indicada no site :
-

Elaborada: Por Conceiçao em 24/11/2010
https://sites.google.com/site/conceicaoorientadora/

Minha Webquest:
Conteúdo: Orientação Vocacional profissional
Endereço:
Área: Ensino Médio



Apresento um roteiro para ajudá-lo a produzir sua WebQuest. Essa sugestão fundamentou minha pesquisa Webquest e apontou o caminho do meu fazer pedagógico.
Lembramos que existem muitos outros materiais que você pode utilizar como ferramenta. Sugiro aqui uma lista de roteiros e dos exemplos que estudei . Esta seleção da Web é apenas um roteiro para fundamento o meu estudo,você poderá fazer outras pesquisas conforme a área de interesse.Basta começar...
Selecting a WebQuest Project (inglês)
www.ese.ips.pt/abolina/webquests/quest/index.html
edweb.sdsu.edu/webquest/project-selection.html

WebQuest Task Design Worksheet (inglês)edweb.sdsu.edu/webquest/task-design-worksheet2.html

WebQuest Tutorial (francês)www.ardecol.ac-grenoble.fr/english/tice/frtice6a.htm

WebQuests (português)



Roteiro de trabalho para a Oficina de OVP

  O nosso trabalho consta de  muita pesquisa e reflexão no campo da Orientação Vocacional. Vamos juntos nessa.
  - Já realizamos uma visita em uma Faculdade, gostou?
  - Agora vamos fazer atividades relacionadas às suas habilidades e delinear seu perfil profissional
  - Vamos analisar cursos e  currículos do curso de sua preferência
  - Analisar o mercado de trabalho hoje e daqui a cinco anos
  - Entrevistar profissionais que já atuam no mercado de trabalho
  - Criar um roteiro de entrevista: o perfil  profissional, como foi a escolha,objeto de trabalho , salário....
  - Realizar as atividades Webquest

Projeto: " Antenados

O fenômeno Bullying pode gerar malefícios irreparáveis e crimes diversos.

Na trajetória da vida nos deparamos com situações inusitadas e surpreendentes. Em algumas delas podemos agir, interferir e até mesmo remediar algo de errado, porém noutras, apenas lamentar.

Dia desses, em visita a cidade de Salvador, fui ao Mercado Modelo e ali nas suas imediações um fato ocorrido me chamou atenção para o termo inglês conhecido por Bullying, cujos atos decorrentes são antigos, mas que no presente tempo com a propagação das ações inerentes trás imensa preocupação para os educadores, pais de alunos, autoridades diversas e para a sociedade em geral, vez que os seus resultados sempre se esbarram em situações criminosas ou deprimentes, por vezes com malefícios irreparáveis principalmente para as suas vítimas.

O fenômeno Bullying é usado no sentido de identificar ações provindas dos termos zoar, gozar, tiranizar, ameaçar, intimidar, isolar, ignorar, humilhar, perseguir, ofender, agredir, ferir, discriminar e apelidar pessoas com nomes maldosos, que na grande maioria das vezes tem origem nas escolas através dos jovens alunos que assim praticam tais maldades contra determinados colegas que possuem algum defeito físico, assim como, os relacionados à crença, raça, opção sexual ou aos que carregam algo fora do normal no seu jeito de ser.

De volta ao Mercado Modelo, chegava um ônibus de turismo quando diversos vendedores ambulantes assediavam os turistas para venderem os seus produtos, quando apareceu um velho mendigo, barbudo, cabeludo, maltrapilho, imundo, de pés descalços, tipo daqueles cidadãos que vivem ou sobrevivem à espera da morte na miséria absoluta, morando debaixo das marquises das lojas ou dos viadutos que o tempo e a vida lhes deram de presente e, ao se aproximar daquele grupo de pessoas, então um dos vendedores o enxotou em verdadeira humilhação:

- Sai prá lá GAMBÁ que você espanta qualquer um com o seu fedor de fossa insuportável!...

Vendo aquela cena deprimente e desumana me aproximei daquele mendigo que já saía sem reclamar com o "rabinho entre as pernas" para lhe dar um trocado qualquer e então, do seu jeito de caminhar, dos seus gestos com as mãos, de um sinal no rosto e de um tic nervoso a piscar a todo tempo um dos olhos quase já fechado pela amargura do seu viver, o reconheci...

De imediato naveguei pelo túnel do tempo de volta ao passado e aportei em uma Escola da rede pública ali próxima na própria cidade baixa da capital baiana, no início dos anos 70, onde estudei por quase dois anos antes de voltar para Aracaju e, lá encontrei o colega de classe apelidado de GAMBÁ, então perseguido implacavelmente, ofendido na sua cidadania, discriminado pelo seu jeito de ser e humilhado incondicionalmente pela grande maioria dos seus jovens colegas, meninos e meninas com idades aproximadas de 13 e 14 anos.

Aquele jovem que talvez não gostasse de tomar banho ou que talvez não tivesse oportunidade freqüente para tanto, pelo fato de possivelmente morar em alguma invasão desprovida de saneamento básico e, que sempre chegava suado e cheirando mal em sala de aula, talvez pelo provável fato de também não possuir produtos higiênicos na sua casa, logo ganhou de algum colega gaiato o apelido de gambá que nele grudou qual uma sanguessuga a sugar a sua dignidade e, então passou a ser menosprezado e ofendido por quase todos da classe e até das salas circunvizinhas. Por onde passava os alunos tapavam o nariz e na sala de aula sentava na última carteira, isolado de todos. De tanto humilhado e discriminado que era ninguém dele se aproximava, principalmente por receio de também ser hostilizado.

Senti uma fisgada no peito ao me ver também culpado pelo que se transformou o jovem colega conhecido por gambá. Confesso ter sido cúmplice por omissão, não por ação, pois eu também era uma vítima das ações nefastas advindas do Bullying, por ser um menino tímido ao extremo ao ponto de todos os dias entrar calado e sair mudo em sala de aula, então isolado pelos colegas da classe que preferiam lidar com os mais falantes e extrovertidos.

Como vítima parceira de tais ações depreciativas, o certo era eu ter me juntado ao colega gambá, mas não o fiz por covardia, por medo, por receio de ser mais rechaçado ainda pelos demais estudantes e assim sofremos individualmente em proporções diferentes a dor do isolamento e da humilhação naquele interminável ano de 1972. No ano seguinte gambá, após ter sido reprovado com as menores notas da classe em todas as matérias possíveis não mais retornou ao Colégio, enquanto que, para minha alegria logo retornei para o meu querido Estado de Sergipe para crescer e esquecer aquele deprimente, humilhante e sufocante tempo.

Essa triste lição de vida me mostrou o quanto as chamadas inocentes brincadeiras de criança podem ser maléficas para tantos outros, se é que essas ações escolares agora conhecidas por Bullying podem ser consideradas inocentes, vez que para muitos estudiosos no assunto, tais ofensores sofrem de distúrbios psíquico que precisam de tratamento sob pena de explosões mais desastrosas ainda, como de fato vem ocorrendo em muitos lugares.

A agressividade e a violência advindas do fenômeno Bullying assumem além de tudo, o caráter etiológico do violar, não só referente às normas de conduta, a moral e a disciplina, mas principalmente viola os direitos do cidadão relacionados a sua integridade física e psíquica, a sua liberdade de opinião ou sua escolha de vida, a sua liberdade de expressão e até de locomoção, enfim, fere de morte o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana em sociedade.

A psiquiatria e a psicologia mostram que além do sofrimento dos jovens vítimas do fenômeno Bullying, muitos adultos ainda experimentam aflições intensas advindas de uma vida estudantil traumática.

Nos últimos anos a população mundial freqüentemente assiste atônita as diversas situações estarrecedoras quase sempre nascidas e advindas do fenômeno Bullying, com agressões físicas e assassinatos por parte de alunos contra os seus próprios colegas, contra professores, guerras de gangues, de torcidas organizadas, de tráfico de drogas com participação de jovens estudantes até mesmo dentro das próprias instalações escolares.

As diversas Escolas espalhadas pelo país, destarte para as situadas nos ambientes periféricos das grandes cidades se tornaram espaço de intolerância, competições absurdas e conflitos de todos os tipos possíveis, em especial para os problemas relacionados às drogas, assim como, para os pertinentes à liberdade sexual, ou seja, para as meninas que não aderem a esse tipo de pratica livre, passando então as mesmas a sofrer diversos tipos de perseguições, em verdadeiras inversões de valores por conta das ações absurdas do fenômeno Bullying.

Ética, solidariedade e humanismo são realmente palavras desconhecidas e perdidas em muitas comunidades de jovens estudantes que as substituem pelo desrespeito e pela afronta ao direito individual do seu colega que pretende prosperar e vencer na vida honestamente, pelo seu próprio esforço e valor.

É preciso dar um basta nestes tipos perniciosos de vandalismo e delitos juvenis. O jovem necessita acima de tudo de limites. Precisa entender os seus direitos e os seus deveres e até onde eles chegam. Precisa de disciplina e autoridade. Precisa entender que todos são cidadãos em igualdade de condições. Entretanto, para que consigamos chegar a tal geração de jovens politizada, só com uma boa educação familiar e escolar é possível alcançar tal objetivo.

Assim, não há como deixar de concluir que estamos diante de um sério problema relacionado às áreas educacional, social, da psiquiatria e de segurança pública, com real tendência para sua resolução na educação preventiva, curativa psiquiatra ou psicológica, por isso, necessário se faz, da consciência absoluta do Ministério da Educação com a elaboração de verdadeiro e efetivo Programa de combate a este grande malefício conhecido por Bullying, tomando por gerentes os bons educadores, estudiosos e pesquisadores no assunto que em alguns Estados brasileiros já se fazem presentes nas suas respectivas secretarias de educação, mas que necessitam, sem sombras de dúvidas, de melhores investimentos financeiros para as suas conseqüentes vitórias que por certo serão galgadas no trabalho junto aos pais de alunos, professores e dos próprios estudantes autores e vitimas do fenômeno.

Além dessa medida, necessário se faz uma batalha mais ampla dentro do Legislativo, até com uma reforma no próprio Estatuto de Criança e do Adolescente com reais modificações e acrescentando-se a esta Lei bons artigos inerentes ao tema para possibilitar ao Estado Nação um melhor campo de atuação, pois é desejo de todos nós vermos os nossos jovens estudantes crescendo e somando-se a construção coletiva e permanente para o pleno exercício da cidadania.

Autor: Archimedes Marques (delegado de Policia no Estado de Sergipe. Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela Universidade Federal de Sergipe) archimedes-marques@bol.com.br
Reflexão

"Se eu pudesse deixar algum presente a você, deixaria acesso ao sentimento de amar a vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo afora... Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos. Deixaria para você, se pudesse, o respeito àquilo que é indispensável: Além do pão, o trabalho. Além do trabalho, a ação. E, quando tudo mais faltasse,um segredo: O de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída." (Mahatma Gandhi)

Bullying

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colegas de trabalho

Colegas de trabalho
Trabalhando o tema Bullylling nas escolas